Entenda o seu cabelo e você irá ama-lo

by gestor

Pela quantidade de produtos e tratamentos que encontramos no mercado, começamos a criar em nossa cabeça uma dificuldade em cuidar dos nossos próprios cabelos. Primeiro por não conhecer o cabelo e segundo por não saber exatamente o que o nosso cabelo precisa. Então hoje, espero tirar essa dificuldade e lhe ensinar o básico para começar a entender o seu cabelo.

A fibra capilar que nós enxergamos, tem a função de proteger a nossa cabeça de batidas e também das variações de temperaturas. Mas ela é morta. Os nossos cabelos apenas estão em processo de desenvolvimento dentro do couro cabeludo, nos folículos pilosos, quando a haste capilar sai do couro cabeludo ela desidrata e morre.

Por isso precisamos ter certos cuidados essenciais, porque uma vez os cabelos danificados, ele não tem recuperação.

Então porque os tratamentos?

Vamos imaginar uma parede, onde tem o tijolo, o embolso e a tinta. O cabelo ele tem a medula (que é o centro e nem todos os cabelos apresentam), o córtex (onde se encontra os elementos essenciais, como melanina, aminoácidos… e precisa ser protegido) e para isso temos a cutícula (que é a parte externa). Então olhamos para uma parede bonita, bem-acabada e muito bem pintada. Assim é um cabelo saudável, com todas as cutículas protegendo o córtex, com brilho e sedosidade. Passando o tempo se essa parede não tiver manutenção ou ficar arrastando os moveis nela a tinta começa a sair, e embolso começa a aparecer e até a cair, deixando o tijolo exposto.

Então vamos para o cabelo.

O cabelo ele nasce saudável, a não ser que tenhamos algum problema orgânico, mas com o dia a dia, como lavar o cabelo incorretamente, secar esfregando a toalha, produtos inadequados, processos químicos, agressões térmicas (escova, prancha) agressões mecânicas( escovações, pente fino, prendedores) e agressões externas (sol, vento) vamos perdendo cutícula ou deixando elas levantadas e assim deixando o córtex exposto. Então a cutícula é a proteção do córtex. Ela sai, o córtex fica exposto e aparece aquelas bolinhas onde o fio quebra e vira as famosas pontas duplas.

Então quando uma parede fica exposta com buracos, é feita uma massa para tampar o buraco e se passa uma tinta para proteger o embolso e embelezar. Com os cabelos, quando a cutícula sai, também faz buracos. É então que entra os tratamentos, para tampar esses buracos. Dependendo do tamanho do dano, temos reconstrução, cauterização, nutrição…mas não podemos esquecer da tinta da parede, que para os cabelos, são os sem enxagues, que irão proteger as cutículas e também o tratamento que foi colocado no fio. Por isso a necessidade de uso diário de tratamento sem enxague.

Como os nossos cabelos não vai para de sofrer as agressões externas, essa proteção e esse tratamento que foi colocado para tampar os buracos deixados pela falta da cutícula, irão sair. Por isso devemos ter um tratamento e proteção constante, para proteger as cutículas que tem e não perder o tratamento ao ponto do córtex ficar exposto de novo.

Fica a dica. Não deixe de fazer os seus tratamentos semanais e usar os sem enxagues sempre.

Jacqueline Marques

Compartilhe este artigo

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU